Nossa história

Em meados de outubro de 1989, a missionária Elizabeth Oates da Missão Batista do sul desejou aplicar os recursos que lhe foram colocados a disposição para evangelização em um dos pontos estratégicos de nossa cidade. O local escolhido foi o bairro da Urca. Tudo foi planejado de tal forma que no Natal fosse realizada uma Cantata na Praça Cacilda Beker.

Após a realização da programação, o Espírito Santo de Deus atuou em vários corações mostrando que a Urca precisava de uma igreja que viesse promover a mensagem de salvação aos perdidos. O assunto foi levado a reunião da Associação Sul de Igrejas Batistas para formação de um projeto e adesão de igrejas que desejassem se unir com vistas a evangelizar a Urca.

Em 1990, teve início uma série de contatos no bairro( como assim série de contatos?) e um culto regular em uma das residências do bairro. Para coordenar o projeto, foi convidado o Pr. Juraci Bahia e sua esposa Cristina, com ajuda da missionária da Missão Batista Susan Partridge.

A esta altura, o projeto ganhava consistência com a adesão das seguintes igrejas: PIB do Rio, PIB de Copacabana, PIB da Barra, PIB do Recreio, IB do Meier e IB do Jardim Botânico.

Em junho do mesmo ano, face o crescimento rápido, o conselho de Igrejas do projeto fez um convite a missionária Gerlúcia Terto, que trabalhava no interior de São Paulo no ministério de implantação de Igrejas. Foi neste ano (junho) que se desencadeou contatos com a comunidade ( mesma situação do início do texto), estudos bíblicos, 2° Cantata de Natal e 1° encontro de confraternização das famílias do bairro.

A esta altura já era visível a necessidade de se ter um local para reuniões dominicais e durante a semana. Em 5 de maio de 1991 foi realizado o culto de gratidão a Deus na inauguração do aconchegante local onde se encontrava a congregação.

Com um local fixo para os cultos o trabalho se consolidou e neste mesmo ano ocorreram os primeiros batismos.

Ainda no mesmo mês de dezembro, 1991, aconteceu a 3° Cantata de Natal. Um presente para os moradores do bairro.

Com o apoio do conselho no desenvolvimento da obra Batista da Região Sul, o grupo de irmãos prosseguiu fazendo história com lutas, fé e entusiasmo.

No dia 20 de maio de 2000, a Missão se organizou em Igreja. Lembrando as palavras do Pr. Fausto Aguiar de Vasconselos na PIB do Rio, Urca: U (união das Igrejas), R (representação dos pastores no conselho), C (coragem e consagração dos irmãos da Urca) e A ( Ação, tanto das igrejas mantenedoras com dos irmãos da própria missão).

Devido a motivos diversos, o local de cultos teve seu endereço alterado algumas vezes, e ficou um período na Rua General Severiano, 112 casa 01, no bairro Botafogo, e mais tarde, em maio de 2008, as reuniões passaram a ocorrer no Auditório do Instituto Benjamim Constant, que cedeu espaço por mais de um ano.

Em 8 fevereiro de 2009, o Pastor Eliezer Senna Quirino, da Igreja Batista de Laranjeiras, tomou posse como pastor interino da PIB Urca. E, em 7 de junho, foi inaugurado o novo salão de cultos, no número 128 da rua Marechal Cantuária, retornando à região central do bairro da Urca, aos pés do Pão de Açúcar. Neste período, a igreja foi conduzida pelo Seminarista Adauto de Carvalho Guimarães que, depois de consagrado Pastor em 2010, assumiu oficialmente a liderança do trabalho.

A igreja passou por algumas crises e, depois de um período sem pastor titular, em 2014 a igreja escolheu como seu presidente o experiente Pastor Raimundo Pessoa dos Santos, que assumiu o desafio de reorganizar o trabalho. E, com seu entusiasmo, fez reascender a chama de missões na igreja.

Em janeiro de 2021, assumiu o pastorado o Pastor Maurício Porto, para dar continuidade ao projeto de consolidação da igreja e desenvolver novas frentes para levar o evangelho da Urca até os confins da terra.